Os gravadores da caixa-preta do avião que caiu na quarta-feira, no Recife, matando 16 pessoas, foram danificados pelo fogo. Ontem, o presidente da comissão que investiga o acidente no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), coronel Fernando Silva Alves de Camargo, disse que as condições de leitura dos equipamentos ainda serão verificadas. A afirmação foi feita em entrevista concedida à Rádio Força Aérea AM.
De acordo com o coronel, a coleta de materiais na área do acidente está encerrada. Foram recolhidos dois motores, o conjunto de hélices, o painel de alarmes, as caixas-pretas e alguns componentes pequenos, como interruptores e alavancas, que deverão ser analisados depois de passar por uma triagem.
Na sua avaliação, por serem fabricados na República Tcheca, a análise dos motores terá uma dificuldade adicional. "Sua abertura exige ferramentas específicas", observou ele, que não aposta em nenhuma hipótese sobre as causas do acidente. "Por enquanto, estamos mais coletando dados do que fazendo conjecturas."
Ontem, a diretora do Instituto de Medicina Legal (IML) de Pernambuco, Joyse Breenzinckr, afirmou que a maioria das vítimas do avião morreu com o impacto da queda, antes da explosão. "As análises preliminares mostram que a maioria [das vítimas] morreu em razão de politraumatismo, e não pelo fogo", disse.
O avião bimotor LET-410, da Noar Linhas Aéreas, caiu com dois tripulantes e 14 passageiros em um terreno à beira-mar três minutos após decolar. Com o impacto, a aeronave, que ia do Recife para Mossoró (RN), pegou fogo e explodiu. Uma testemunha disse que viu pessoas pedirem socorro antes da explosão. "Vi uma mulher na janela mexer as mãos, mas depois explodiu e não deu para fazer nada", afirmou o vigia Ernadir Rodrigues da Silva, 42 anos.
Identificação
O IML identificou sete corpos das 16 vítimas do acidente. O copiloto do avião, Roberto Gonçalves, 55 anos, foi reconhecido após análise das impressões digitais. O piloto Rivaldo Cardoso, 68 anos, e cinco passageiros também foram identificados.
Segundo Joyse, o IML conseguiu colher as digitais de dez vítimas. Testes de DNA e análises de arcadas dentárias também estão sendo usados para a identificação dos corpos. O material genético das vítimas e de familiares foi enviado para análise no laboratório do IML de Salvador. Os resultados devem ser divulgados em até 15 dias. Até o começo da noite de ontem, apenas dois corpos haviam sido liberados.
Em razão do acidente, todos os voos da Noar Linhas Aéreas programados para ontem foram suspensos. A companhia informou que deve voltar a operar hoje. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que o avião e os pilotos estavam em situação regular.
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