• Carregando...

O PSDB e o PMDB do Paraná devem passar mais uma semana sem saber se estarão coligados nesta eleição. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado sinaliza que não vai julgar a validade da aliança entre os dois partidos nos próximos dias. Durante esta semana não há previsão de entrar na pauta da corte do TRE nenhum caso sobre homologação de candidaturas.

Os editais contendo os nomes dos pedidos de registro de candidatura foram publicados na segunda-feira (10) no Diário da Justiça e, pelo calendário eleitoral, o prazo para pedido de impugnação vai até sexta-feira (14). Qualquer cidadão ou partido político pode ingressar com ação. Se o TRE receber pedidos de impugnação, abre prazo de mais sete dias para o candidato apresentar sua defesa.

Os prazos do calendário eleitoral podem arrastar o impasse envolvendo o PSDB e o PMDB até o dia 23 de agosto, prazo final para o TRE emitir uma decisão final. Enquanto não sai um parecer, as duas correntes do partido continuam confiantes na vitória. O grupo do presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, acredita que a Justiça do Paraná vai manter a decisão da executiva nacional de anular a coligação com o PMDB. Já a ala liderada pelo presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, também aguarda um parecer favorável à manutenção da aliança.

O grupo que defendia a coligação com o PMDB venceu a convenção estadual no último dia 30, por cinco votos, mas a decisão foi anulada no dia seguinte pela direção nacional do partido com o argumento de que a união não beneficia a campanha do candidato a presidente da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin.

A aliança foi registrada no TRE com Hermas Brandão candidato a vice-governador na chapa de Roberto Requião (PMDB). Junto foi entregue a determinação do diretório nacional em suspender a aliança. Cabe à Justiça Eleitoral optar por acatar o resultado da convenção ou a decisão da cúpula tucana.

Leia matéria completa no site da versão impressa do jornal Gazeta do Povo (exclusivo para assinantes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]