• Carregando...
Crianças se divertem no Parque Barigui, em Curitiba, em um dos dias de muito calor que foram registrados durante a semana | Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Crianças se divertem no Parque Barigui, em Curitiba, em um dos dias de muito calor que foram registrados durante a semana| Foto: Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo

A onda de calor que atinge o Paraná nos últimos dias pode trazer recordes de temperatura para várias cidades do estado neste fim de semana e início da próxima semana. Os municípios que ficam perto da fronteira com o Paraguai e das divisas com Mato Grosso do Sul e São Paulo podem registrar temperaturas iguais ou acima dos 40°C, mesmo com o aumento de umidade e possibilidade de pancadas de chuva a tarde.

Em Curitiba, a previsão é de tempo parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuvas ao longo do dia. As temperaturas máximas devem alcançar os 33ºC na capital no sábado e no domingo. Já as mínimas oscilarão entre 17ºC e 18ºC, respectivamente.

Segundo o meteorologista Cezar Duquia, do Instituto Tecnológico Simepar, nas cidades do Oeste é possível que o calor bata recordes. "A medida que não chove e o tempo continua seco, as temperaturas podem ter uma quebra de recorde", diz.

Duquia diz que essas condições meteorológicas são comuns nessa época do ano e tendem a se prolongar por causa da estiagem. Mas para o início da semana que vem há previsão de aumento de nebulosidade por causa da aproximação de uma frente fria, o que pode aumentar as chances de chuvas no estado. A temperatura, entretanto, deve permanecer alta.

Termômetros na sexta

Por volta das 11 horas desta sexta-feira (17), os termômetros registravam temperaturas acima dos 30°C em várias cidades do Paraná. Em Cascavel, no Oeste, a temperatura chegava aos 34,1°C e em Toledo aos 34,5°C. A previsão para a tarde é que a máxima atinja os 32°C em Curitiba. Paranavaí, no Noroeste, pode ter termômetros marcando 40°C. Em Londrina, no Norte, a máxima pode chegar aos 36°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]