Com a confirmação da desistência do Hospital Evangélico, de Curitiba, em assumir a gestão do Hospital Anna Fiorillo Menarim, de Castro, nos Campos Gerais, a prefeitura encaminhou três projetos de lei à Câmara Municipal para possibilitar a gestão municipal do estabelecimento. Os projetos foram aprovados em sessão extraordinária na noite de quinta-feira (1º). A partir desta sexta-feira (2), a prefeitura é administradora do hospital e vai se responsabilizar, inclusive, pela contratação de funcionários.

CARREGANDO :)

Com o estado de calamidade pública na área de Saúde decretado pelo prefeito Reinaldo Cardoso, os vereadores aprovaram a alteração da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde, que cedeu servidores para o hospital em cargos comissionados e de chefia, bem como a contratação emergencial de funcionários e a ampliação no número de vagas para cargos relacionados ao funcionamento do hospital, como técnicos de radiologia e enfermeiros. Nesta sexta-feira (2), a prefeitura providenciou a limpeza da área externa do hospital. A assessoria de imprensa da prefeitura também confirmou que o atendimento segue normal no hospital, mas que os casos de urgência e emergência são direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castro.

O promotor público de Castro, Leonardo Busatto, informou que pretende firmar um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a prefeitura na próxima semana para que a administração municipal se comprometa a realizar uma licitação, caso venha a terceirizar a gestão do hospital, e também se responsabilize pela reforma da unidade.

Publicidade

O prefeito adiantou, em entrevista anterior, que deve empregar até R$ 1 milhão para reformar o hospital e, desse modo, atender às exigências da Vigilância Sanitária. O orçamento já está sendo desenvolvido.

O hospital pertence ao município de Castro e desde 2006 era administrado pelo Hospital São Camilo, de Ponta Grossa. O contrato não foi renovado. A prefeitura contrataria o Hospital Evangélico, de Curitiba, para administrar a unidade, porém, o hospital não aceitou o acordo. O Anna Fiorillo atende pacientes de Castro e região, tem 97 leitos e 300 funcionários.