Ínicio da estrada no município de Serranópolis da Iguaçu| Foto: Christian Rizzi/ Gazeta do Povo

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde de ontem, o Projeto de Lei 7.123/10, que institui a Estrada-Parque Caminho do Colono, de autoria do deputado federal Assis do Couto (PT-PR). A via será implantada no trecho do Caminho do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, situado entre o km 0 e o 17,5 da PR-495, antiga BR-163. O trecho está fechado desde 2003 por decisão judicial.

CARREGANDO :)

Nas próximas duas semanas, o projeto deve seguir para o Senado. O texto foi aprovado na íntegra, com adição de um artigo do relator Nelson Padovani (PSC/PR) sobre a regulamentação das estradas-parques (Lei n. 9985 que institui o Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza).

Ao longo do processo, que incluiu dez audiências públicas e discussões acirradas sobre a real importância da reabertura do trecho, Couto disse que houve uma mudança de mentalidade dos grupos em relação ao tema. "A discussão sobre a abertura existe, mas o que anima é que o radicalismo, ceticismo de que o local é intocável vem diminuindo", diz.

Publicidade

O deputado acredita, que com a reabertura da estrada, a comunidade vai evoluir. "Isso tudo vai permitir que a comunidade reconheça a biodiversidade, e tenha um novo relacionamento com o parque. Falta de gente circulando no espaço é um perigo. A estrada promoverá um controle social e evitará a presença dos caçadores".

Para o parlamentar, a estrada também deve promover a integração da população das regiões oeste e sudoeste com o Parque Nacional do Iguaçu, além de fortalecer a segurança na área de fronteira.

A reabertura da estrada deverá ser precedida de estudos de impacto ambiental que incluem a instalação de facilitadores de passagem para a circulação dos animais e a utilização de blocos de basalto para a pavimentação.

Entre as exigências apontadas está a instalação de guaritas para controle do acesso de veículos, para limitar a circulação a carros de passeio, camionetes e coletivos para transporte de turistas, além de veículos do Exército.