A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debaterá terça-feira um assunto que mobiliza sindicatos de professores de todo o país: o número máximo de alunos por turma nos diferentes níveis da educação básica. O foco da audiência pública será o projeto de lei do Senado que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para estabelecer o limite de 25 alunos por sala na pré-escola e nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Nos demais anos do ensino fundamental e no ensino médio, o limite passaria a ser de 35 estudantes.
Relatora da proposta na comissão, a deputada Alice Portugal (PC do B-BA) pediu o debate para que governos, escolas particulares e professores das redes pública e privada possam discutir um acordo sobre o tema.
"Temos hoje uma desproporção da quantidade de alunos por professor. Os organismos internacionais de educação recomendam, no máximo, 35 alunos por sala de aula. "Sabemos que há dificuldades na manutenção das escolas brasileiras e no cumprimento do piso salarial, que é basilar para os professores, mas buscaremos um ajuste dentro do possível."
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora