Ouça este conteúdo
A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (6), três requerimentos de convocação para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, prestar esclarecimentos acerca dos "fundamentos científicos que embasaram a decisão de incluir a vacina contra Covid-19 no Programa Nacional de Imunizações, tornando-a obrigatória para crianças de 6 meses a 5 anos de idade, a partir de 2024".
Um dos pedidos foi apresentado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). No requerimento, ele cita que "a vacina contra a Covid-19 ainda é muito recente e por isso, há muitas dúvidas sobre os seus efeitos, especialmente em crianças". "Acredita-se que é extremamente prudente esperar por mais dados antes de tornar a vacinação obrigatória", destaca o parlamentar.
Bolsonaro também aponta, na justificativa da convocação, que "a Covid-19 geralmente afeta crianças de forma menos severa do que adultos, com uma taxa de mortalidade significativamente mais baixa em comparação com grupos etários mais avançados". "Portanto, a necessidade de tornar a vacinação obrigatória para um grupo que geralmente apresenta sintomas mais leves é bastante questionável", escreve.
A comissão também aprovou a realização de uma audiência pública sobre a obrigatoriedade da vacina da covid-19 em crianças, mas ainda não há data definida para o evento. No requerimento, de autoria da deputada Bia Kicis (PL-DF), consta nomes de especialistas a serem convidados para prestar esclarecimento sobre a decisão do ministério e as possíveis punições em caso de descumprimento.