A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (6), três requerimentos de convocação para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, prestar esclarecimentos acerca dos "fundamentos científicos que embasaram a decisão de incluir a vacina contra Covid-19 no Programa Nacional de Imunizações, tornando-a obrigatória para crianças de 6 meses a 5 anos de idade, a partir de 2024".
Um dos pedidos foi apresentado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). No requerimento, ele cita que "a vacina contra a Covid-19 ainda é muito recente e por isso, há muitas dúvidas sobre os seus efeitos, especialmente em crianças". "Acredita-se que é extremamente prudente esperar por mais dados antes de tornar a vacinação obrigatória", destaca o parlamentar.
Bolsonaro também aponta, na justificativa da convocação, que "a Covid-19 geralmente afeta crianças de forma menos severa do que adultos, com uma taxa de mortalidade significativamente mais baixa em comparação com grupos etários mais avançados". "Portanto, a necessidade de tornar a vacinação obrigatória para um grupo que geralmente apresenta sintomas mais leves é bastante questionável", escreve.
A comissão também aprovou a realização de uma audiência pública sobre a obrigatoriedade da vacina da covid-19 em crianças, mas ainda não há data definida para o evento. No requerimento, de autoria da deputada Bia Kicis (PL-DF), consta nomes de especialistas a serem convidados para prestar esclarecimento sobre a decisão do ministério e as possíveis punições em caso de descumprimento.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora