Imagens de circuitos internos de segurança flagraram os autores de dois assaltos cometidos na terça-feira e ontem, em Curitiba. Anteontem, por volta das 11h30, dois homens renderam Bernadete Ferreira e José Carlos Nogueira, respectivamente auxiliar de tesouraria e tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Paraná, no elevador do prédio em que funciona a sede da entidade, na Avenida Marechal Deodoro, no Centro da capital.
Um dos ladrões apontou uma arma para a cabeça de Bernadete, exigindo a bolsa da vítima, onde estavam guardados R$ 20 mil que seriam utilizados no pagamento de funcionários e despesas do sindicato. Bernadete suspeita que os bandidos a tenham seguido desde o momento em que ela e Nogueira fizeram o saque do dinheiro na agência João Negrão do banco Itaú.
"Fomos e voltamos de táxi e não percebemos nada de anormal. Mas como sabiam que o dinheiro estava na bolsa, eles devem ter visto o momento em que fiz o saque", explica. Os bandidos obrigaram o grupo que estava no elevador a seguir até o último andar e na saída, renderam também o porteiro do prédio.
O crime foi registrado pelas câmeras instaladas no elevador do edifício. De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, titular da Delegacia de Furtos e Roubos, as imagens serão fundamentais na identificação dos bandidos. "Estamos analisando as gravações e já temos alguns suspeitos."
Situação semelhante ocorreu na manhã de ontem, no Instituto de Incentivo à Medicina Preventina (MedPrev), na Praça Rui Barbosa, também no Centro. Três homens armados invadiram o local e levaram R$ 1,1 mil do caixa da clínica. O grupo entrou no escritório do 1.° andar, por volta do meio-dia, e exigiu que a funcionária Oriane de Oliveira abrisse o caixa. Depois de pegar o dinheiro, eles arrombaram a sala do proprietário à procura do cofre. Jadir Georgette, que monitorava as câmeras de segurança, escapou por uma porta lateral e conseguiu chamar a polícia.
Quando os assaltantes entraram na sala, perceberam que estavam sendo filmados. Entre gritos de "sujou, sujou", os três pularam pela janela e escaparam pelo telhado. Até o fechamento da edição, não se sabia em qual delegacia o boletim de ocorrência foi efetuado.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora