Câmeras instaladas na BR-277, instaladas pela concessionária Ecovia no trecho entre Curitiba e Paranaguá, documentaram a imprudência de motoristas que trafegam pela rodovia e de quem vive às margens da estrada, na saída para as praias. As informações são do Bom Dia Paraná. As imagens mostram até um caminhão trafegando na contramão por mais de um quilômetro e pondo em risco os motoristas que andavam na sua própria faixa.
Com a instalação de câmeras, ficou comprovado o que muita gente já sabia: muitas pessoas põem a vida em risco para não gastar um pouquinho mais de tempo e atravessar com segurança pelas passarelas. Além disso, há o abuso dos motoristas na rodovia movimentada: 400 carros por hora passam pela BR 277 entre Curitiba e o litoral.
Desde setembro, quando foi instalada a Central de Controle de Tráfego da Ecovia, o trecho urbano é monitorado por câmeras. E o sistema tem registrado interessantes flagrantes. Alguns deles renderam até cadeia para os mais imprudentes.
Um dos flagrantes mais comuns é o de moradores dos bairros próximos que atravessam pelo meio da pista, mesmo com passarelas a poucos metros. Durante um período de seis horas, os controladores de tráfego contaram 72 casos de pessoas arriscando a vida na passarela do km 66, onde nem uma cerca com mais de 2 metros de altura evita o perigo, mas foi danificada para permitir a passagem de pedestres. A gravação também registrou outra ousadia: pedestres pulam a cerca.
Por segurança, a concessionária vai ampliar a proteção no canteiro central e reformar as trincheiras.