A instalação de 21 câmeras de monitoramento no Anel Viário de Curitiba será finalizada esta semana. Os equipamentos fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), uma das obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. Nesta etapa, as câmeras foram implantadas ao longo de 25 quilômetros que circundam o centro da capital.
Segundo a prefeitura, já foram instaladas 18 câmeras, em postos de 15 metros de altura em diferentes pontos da cidade. O anel viário já recebeu 12 quilômetros de asfalto novo e 36 quilômetros de calçadas, com piso antiderrapante, rampas de acesso e infovia. Também haverá dutos subterrâneos por onde vão passar cabos de fibra ótica.
Em toda a extensão do Anel Viário, estarão espalhados 14 painéis de mensagens variáveis com orientações de trânsito e informações das condições de tráfego e 190 semáforos, que modificam automaticamente os tempos de acordo com o fluxo de veículos.
Central
Esses equipamentos estarão interligados à Central de Controle Operacional (CCO), que entrará em funcionamento até o fim do semestre. Na CCO, técnicos de trânsito e transporte vão compor um núcleo de comando de operações on-line, com monitoramento das ruas através de equipamentos e softwares específicos.
O Anel Viário é um conjunto de ruas que estão sendo preparadas pela Prefeitura para compor um grande binário que contornará o centro da cidade, permitindo deslocamentos em mão única entre bairros contornando a área central.