Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Caminhada do Coração incentiva a prevenção

Aos 95 anos, o ex-bancário Hilário Benghi estará à frente da Caminhada do Coração, realizada pelo Hospital Cardiólogico Costantini, neste domingo, dia 7, a partir das 9 horas. O evento está na terceira edição e pretende superar os 4,2 mil participantes da edição do ano passado. A caminhada de 4,5 quilômetros vai começar na Praça do Japão, no Batel, e terminar no Parque Barigüi. A participação no evento é gratuita e não precisa de inscrição. Os interessados poderão medir a pressão arterial e fazer teste de avaliação de índice de massa corpórea (IMC).

Benghi é membro do Clube do Coração, um programa de acompanhamento e prevenção a pacientes e ex-pacientes, e pretende percorrer parte do caminho a fim de mostrar que manter uma vida saudável é possível depois dos 80. O aposentado passou por duas intervenções cardíacas graves, mas nunca perdeu o bom humor. "É preciso saber viver, ter objetivos. Ter um programa de vida em que se possa dividir e equilibrar o trabalho, a família e o lazer", comenta.

Com a mesma filosofia, o diretor-geral do Hospital Cardiológico Costantini, o médico Costantino Costantini, acredita que a prevenção é o elemento fundamental para se manter sadio. Ele lembra que a primeira causa de internações no país é a insuficiência cardíaca e que o número de pacientes jovens tem aumentado muito. "O exercício físico é o motor que faz o indivíduo mudar seus hábitos de vida", comenta.

Pensando em como auxiliar a sociedade, o cardiologista criou o Clube do Coração, que atende a cada dois meses mais de 150 pessoas, entre pacientes, ex-pacientes e familiares, com palestras informativas. A caminhada surgiu, segundo ele, para tornar o incentivo à qualidade de vida mais amplo. "Muitos disseram que não teria participantes, hoje já triplicamos o público", finaliza.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.