Balanço - Santa Cruz reuniu 2,6 mil

O Hospital Santa Cruz reuniu cerca de 2,6 mil pessoas na sua 1.ª Caminhada do Coração Saudável, no último fim de semana. Os participantes percorreram 3,9 mil metros do Hospital Santa Cruz, no Batel, até o Parque Barigüi. Na chegada, os interessados puderam medir a pressão arterial e realizar testes de glicemia e de oximetria (para medir a quantidade de oxigênio no corpo), além conversar com especialistas. O evento ocorreu em comemoração ao Dia Mundial do Coração. O consultor científico do hospital, o médico Mário Maranhão, afirma que o objetivo era conscientizar a população quanto aos riscos dos problemas cardíacos.

CARREGANDO :)

Aos 95 anos, o ex-bancário Hilário Benghi estará à frente da Caminhada do Coração, realizada pelo Hospital Cardiólogico Costantini, neste domingo, dia 7, a partir das 9 horas. O evento está na terceira edição e pretende superar os 4,2 mil participantes da edição do ano passado. A caminhada de 4,5 quilômetros vai começar na Praça do Japão, no Batel, e terminar no Parque Barigüi. A participação no evento é gratuita e não precisa de inscrição. Os interessados poderão medir a pressão arterial e fazer teste de avaliação de índice de massa corpórea (IMC).

Benghi é membro do Clube do Coração, um programa de acompanhamento e prevenção a pacientes e ex-pacientes, e pretende percorrer parte do caminho a fim de mostrar que manter uma vida saudável é possível depois dos 80. O aposentado passou por duas intervenções cardíacas graves, mas nunca perdeu o bom humor. "É preciso saber viver, ter objetivos. Ter um programa de vida em que se possa dividir e equilibrar o trabalho, a família e o lazer", comenta.

Publicidade

Com a mesma filosofia, o diretor-geral do Hospital Cardiológico Costantini, o médico Costantino Costantini, acredita que a prevenção é o elemento fundamental para se manter sadio. Ele lembra que a primeira causa de internações no país é a insuficiência cardíaca e que o número de pacientes jovens tem aumentado muito. "O exercício físico é o motor que faz o indivíduo mudar seus hábitos de vida", comenta.

Pensando em como auxiliar a sociedade, o cardiologista criou o Clube do Coração, que atende a cada dois meses mais de 150 pessoas, entre pacientes, ex-pacientes e familiares, com palestras informativas. A caminhada surgiu, segundo ele, para tornar o incentivo à qualidade de vida mais amplo. "Muitos disseram que não teria participantes, hoje já triplicamos o público", finaliza.