Atualizado em 11/1/07 às 20h11
Um caminhão carregado com 20 toneladas de impermeabilizantes, utilizados para fabricação de tintas, tombou na madrugada desta quinta-feira (11) nas proximidades do Parque Tanguá, em Almirante Tamandaré, região de Curitiba. Da carga total do produto, a Defesa Civil estima que pelo menos três mil vazaram para uma área de banhado da região.
O acidente teria ocorrido por volta da 1h desta quinta, quando o caminhão da transportadora Cattalini se perdeu em uma curva e tombou, derrubando um poste de energia. A carga de impermeabilizantes, que concentrava três produtos químicos diferentes, vazou e causou a contaminação de um pequeno rio nas proximidades. Segundo os técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o vazamento neste córrego já está controlado e não representa perigo para a população.
Os funcionários da coordenadoria de acidentes ambientais do IAP trabalharam durante todo o dia para a rápida retirada do produto. Entretanto, o material tóxico já trouxe problemas, principalmente para moradores da chácara em frente ao local do acidente. O cheiro do produto químico é forte e causou indignação dos moradores, que pretendem processar a transportadora.
De acordo com a Cattalini, o produto pertencia a empresa empresa Rohmi & Hass e seria exportado para o Chile. Os prejuízos com o acidente resultariam em perdas de cerca de R$ 8 mil, segundo um levantamento inicial. O IAP só irá fixar o valor da multa após os resultados das análises no local.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora