• Carregando...

Um caminhão-tanque carregado com 25 mil litros de óleo diesel e 5 mil litros de gasolina tombou nesta terça-feira em Candói, região Central do estado. O rio Pai João, que passa ao lado do trecho da BR-277 onde ocorreu o acidente, acabou recebendo parte dos combustíveis e teve a água completamente comprometida. Barreiras de contenção evitaram que uma quantidade maior atingisse o rio, e cerca de 12 mil litros de combustível já foram retirados. A suspeita é de que o motorista tenha dormido ao volante. O trecho é de quase três quilômetros consecutivos de reta.

A concessionária que cobre a região do acidente auxiliou para que uma quantidade maior dos produtos não escoasse para dentro do rio. Mesmo o fato da empresa responsável pela carga possuir seguro contra acidentes ambientais não deve amenizar a penalização que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) aplicou à transportadora. Segundo o chefe regional do IAP, Jairo Macedo, a empresa deve se empenhar mais na solução do problema. Foi aplicada uma multa prévia de R$ 70 mil contra a transportadora e a distribuidora responsáveis pela carga.

O solo ao longo do rio também acabou comprometido e não há previsão de finalização dos trabalhos na área. Não existem dados até o momento sobre o tamanho da área afetada pelo acidente. Os fazendeiros da região já foram orientados a evitar o contato com a água vinda do rio Pai João. "A vida do rio está comprometida", afirma Macedo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]