O vazamento da carga de um caminhão furgão, que transportava vários produtos perigosos interditou totalmente a BR-376, nos dois sentidos (Curitiba Santa Catarina e Santa Catarina Curitiba), por 45 minutos nesta quarta-feira (4). O incidente aconteceu no km 671, por volta das 11h30, perto da curva da santa. A liberação total só aconteceu por volta das 13h30.
A primeira informação era que o caminhão havia tombado na pista, porém durante a tarde a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que houve apenas o vazamento da carga. O motorista do caminhão teria percebido que saía fumaça do veículo e parou o caminhão na pista.
Houve vazamento de pelo menos 200 litros de nitrito de sódio, um tipo de ácido oxidante, além da formação de gases e o contato com os outros produtos que o caminhão transportava. A rodovia foi interditada pelo risco de explosão que o acidente causou.
O tráfego ficou interditado até as 12h15, para quem viajava de Curitiba para Santa Catarina. No sentido contrário, o trânsito ficou em meia pista e só foi totalmente liberado às 13h30. A pista ficou fechada para que o produto fosse retirado. Por volta das 16h30, o movimento de veículos era normal no trecho, segundo PRF. Equipes dos bombeiros e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estiveram no local atingido pelo vazamento. Segundo o IAP não houve danos ao meio ambiente.
Os dados da PRF mostram que de janeiro a maio deste ano foram registrados seis acidentes no local. Quatro pessoas ficaram feridas e uma morreu. Segundo o chefe substituto da Comunicação Social da PRF, Adriano Frasson, a alta velocidade e o uso excessivo do freio são as principais causas dos acidentes. "O motorista desce a serra em alta velocidade e tem que ir freando. Quando chega neste trecho com curvas fechadas, o freio já está gasto", explica.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião