Perdeu! Esta é uma gíria geralmente usada em assaltos e se tornou o título de uma campanha de prevenção e sensibilização contra o uso de drogas que a Associação Comercial do Paraná (ACP) lançou ontem em Curitiba. O objetivo é mostrar que o usuário sempre perde.
A ação da ACP será empreendida em duas frentes. A primeira é orientar famílias e usuários que não sabem o caminho mais curto para deixar este pesadelo para trás. Um número de telefone será disponibilizado para informações e orientações. A ideia é reunir as várias iniciativas já existentes e criar uma rede.
A segunda frente será a prevenção. O material da campanha será distribuído nas 1,9 mil escolas associadas ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Curitiba (Sinepe) e o mesmo deve ocorrer com as instituições públicas. A divulgação também ocorrerá em bares, restaurantes e danceterias e começa dia 1º de junho.
Dados do crescimento de apreensões de drogas ilícitas pela Polícia Federal e pelo 181 Narcodenúncia mostram que cada vez mais o problema atinge toda a sociedade. De 2000 a 2008 a apreensão de cocaína teve um aumento de 500% e o crack mais de 3.000%. No ano passado, no Paraná, foram encontrados 86.702 quilos de maconha.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), citados pela vice-presidente da ACP, Marilda Précoma, em 2007, 1.640 funcionários de empresas privadas da capital ficaram afastados de suas funções por envolvimento com drogas.
Somente nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Curitiba foram cerca de 90 mil atendimentos. E eles representam apenas um pequeno porcentual dos usuários, já que grande parte não procura ajuda.
Para especialistas, hoje a droga não tem classe social, cor ou idade. E para combatê-la é preciso uma grande mobilização da sociedade. Do contrário, é a própria sociedade quem vai perder.
A campanha da ACP tem o apoio da Secretaria Estadual da Saúde, Sinepe, agências de publicidade e organizações não governamentais. O projeto está dividido em três fases. A primeira será de sensibilização, a segunda prevenção e a terceira, ainda em elaboração, reinserção no mercado de trabalho por meio de parcerias com afiliados da associação.