Onze dias depois de iniciar a campanha de vacinação contra a gripe, o Paraná já chegou a quase 75% da meta mínima de imunização. A expectativa do estado é vacinar até o dia 20 de maio – data final da campanha – ao menos 2,3 milhões de pessoas. No início da tarde desta quinta-feira (5), o índice chegou a 74% desse previsto, com 1,73 milhões de vacinas aplicadas. As informações são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.
Entenda o porquê de não haver vacina contra a gripe para todos os paranaenses
Leia a matéria completaEm 2015, o estado fechou a meta prevista para aquela edição nos momentos finais. No último dia da campanha, que chegou a ser prorrogada por duas semanas em todo o país, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) conseguiu fechar o desempenho paranaense com 84% do público-alvo foi imunizado.
A secretaria acredita que o bom desempenho já nos primeiros sete dias da campanha deste ano, quando mais de 1,5 milhão de paranaenses foram vacinados, está ligado à antecipação do início da vacinação. Além disso, o surto mais cedo da Gripe A também fez aumentar a procura pela vacina, tanto na rede pública de saúde como em unidades particulares.
Em Curitiba, no primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe formaram-se filas em unidades de saúde do município.
Quinze dias
A vacina demora pelo menos 15 dias para conceder proteção adequada ao indivíduo. Neste ano, a dose disponível na rede pública é eficaz contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes no país: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião