Uma campanha nacional de orientação e tratamento da hanseníase começa na próxima terça-feira (31). O objetivo dos profissionais de saúde que participarão da campanha é diagnosticar novos casos da doença.
No Paraná, Guarapuava vai se adiantar e iniciar os trabalhos já na segunda-feira (30). Para isso, 30 profissionais da cidade estarão nos bairros para detectar a existência da doença.
A hanseníase é causada por um microorganismo, o bacilo de Hansen, que ataca a pele, os olhos e os nervos. A contaminação se dá geralmente pelo ar, quando alguma pessoa infectada libera o micróbio no ar e cria a possibilidade de contagio.
Entre os principais sintomas da hanseníase, também conhecida como lepra e morféia, estão o aparecimento de manchas na pele, dores pelo corpo, formigamento nos membros e entupimento do nariz. A doença tem cura e é eliminada em 99% dos casos.
Para a Organização Mundial de Saúde, a hanseníase é um problema grave de saúde pública quando é registrado um caso para cada grupo de dez mil habitantes. No Brasil são quase dois casos para cada dez mil habitantes.