Números

Os números mais recentes da aids no Brasil mostram que a epidemia na década de 2000 comporta-se de forma diferente entre os jovens. Na população geral, a maior parte dos casos está entre os homens e, entre eles, a maioria das transmissões ocorreram em relações heterossexuais.

Considerando somente a faixa etária dos 13 aos 24 anos, a realidade é outra. De 13 a 19 anos, a maior parte dos registros da doença está entre as mulheres. Entre os jovens de 20 a 24 anos, os casos se dividem de forma equilibrada entre os dois gêneros. Para os homens dos 13 aos 24 anos, a principal forma de transmissão é a homossexual. Entre as mulheres, o aumento de casos de Aids se deu em todas as faixas etárias. Dificuldades

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Apontados por pesquisa do Ministério da Saúde como os grupos mais vulneráveis ao contágio pelo vírus HIV, as mulheres de 13 a 19 anos e os jovens homossexuais, de 13 a 24 anos, serão o principal foco da campanha publicitária de prevenção á Aids do Governo Federal. Lançada neste sábado (6), a ação tem como slogan "Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre".

Pela primeira vez, nos dez anos de sua existência, a campanha terá duas fases. Na primeira, veiculada uma semana antes dos dias de folia, as peças tratam do uso da camisinha. Na semana seguinte ao carnaval, outros materiais falarão sobre a importância de se fazer o teste de HIV quando se viveu alguma situação de risco.

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São três vídeos, um para as meninas, um para os jovens gays e o outro (a ser veiculado no período pós-carnaval) de incentivo à realização do teste de HIV. Em ambos, a protagonista é uma camisinha falante que alerta os jovens para o uso do preservativo, narrada na voz da atriz Luana Piovani, que aderiu à campanha e não cobrou cachê.