Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Campanha de vacinação contra a rubéola termina na segunda-feira

Termina na próxima segunda-feira (15) a campanha nacional de vacinação contra a rubéola, iniciada em agosto pelo Ministério da Saúde (MS). Apesar de já ter superado a meta de vacinar 95% da população adulta, a prefeitura de Curitiba segue participando da campanha. Quem tem entre 20 e 39 anos e ainda não está protegido contra a doença, ainda pode procurar as unidades de saúde ou os centros de urgências médicas para tomar a dose.

De acordo com dados do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, até o último domingo (7) 624.633 pessoas haviam sido vacinadas. O número de doses aplicadas corresponde a 96,4% da população-alvo. Entre os que tomaram a dose, o número de mulheres é maior que o de homens. Apenas no público feminino, foram 325.676 vacinas, o que corresponde a 98,5% de imunização entre as mulheres.

Os homens ficam cerca de quatro pontos atrás, com 298.957 doses aplicadas, ou 94,3% de cobertura. "Pode parecer uma diferença pequena diante de toda a população vacinada, mas por trás desses números estão pessoas que ainda podem ter rubéola e disseminar o agente causador. Por isso é importante que esse público não deixe de comparecer às unidades de saúde, nos horários de funcionamento de rotina", explicou a diretora do Centro de Epidemiologia, Karin Luhm, à agência de notícias da prefeitura.

A campanha começou no dia 9 de agosto, data da segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. Para atingir a meta, a Secretaria Municipal da Saúde criou pontos de imunização fora das unidades de saúde e chegou a montar equipes de vacinação volante em shopping centers, supermercados, parques e até estádios de futebol.

Paraná

No Estado do Paraná, a meta de vacinação, de 95% da população-alvo, ainda não foi atingida. De acordo com o Banco de dados do Sistema Único de Saúde (DataSUS), das 3.481.027 pessoas que precisam tomar a vacina, 3.120.511, ou 89,64%, foram imunizadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.