Começa no próximo sábado (15) a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lança nesta terça-feira (11) a campanha que vai até 31 de agosto em todo o país. Haverá postos de vacinação fixos e móveis em todo o Brasil para aplicação das doses, porém o ministério deve revelar nesta tarde mais detalhes da ação no lançamento. A recomendação da pasta é para que sejam vacinados 95% do público-alvo.
A paralisia infantil, como a poliomielite também é conhecida, é uma doença infectocontagiosa causada pelo polivírus, que afeta nervos e pode causar fraqueza muscular permanente e paralisia irreversível. Devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.
A poliomielite é considerada erradicada no Brasil desde 1994, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus afastado do país. Em 2013 e 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada sobre a presença do vírus em dez países nos continentes africano e asiático.
Além da imunização contra a pólio, serão ofertadas as vacinas que compõem o calendário básico da criança, como as doses contra febre amarela, hepatite B, o rotavírus humano e também a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas das crianças até 5 anos.
- Saúde libera R$ 1,6 mi contra avanço de doenças ‘primas’ da dengue na BA
- Presos e visitantes usam máscaras e são vacinados em Cascavel
- Hospital Cajuru lança cartilha com orientações sobre funcionamento do SUS
- CTNBio libera fase 3 de vacina do Butantã contra a dengue
- Vigilância sanitária alerta para epidemia de esporotricose no Rio de Janeiro