No primeiro dia da campanha de vacinação contra a poliomielite, neste sábado (15), 28 unidades de saúde de Curitiba estarão abertas. Os postos vão funcionar das 8 às 17 horas, para vacinar crianças com idade a partir de seis meses e menores de cinco anos.
Todas as nove regionais da capital terão unidades abertas no dia. Serão duas em Santa Felicidade e na Matriz; três nas regionais Portão e Pinheirinho; quatro nas regionais do Boqueirão, Bairro Novo e CIC; cinco na área do Boa Vista e uma na regional do Cajuru (veja a lista completa no box ao lado).
De acordo com a prefeitura, a meta da campanha é vacinar em Curitiba quase 97 mil crianças – 95% da população-alvo – até o fim da campanha, que se encerra no dia 31 de agosto.
Para vacinar os filhos, os pais devem procurar uma das unidades de saúde abertas no sábado e apresentar a carteira de vacinas da criança. Com exceção deste primeiro dia de campanha, a ação estará concentrada nos dias úteis, e o usuário deve levar o filho na unidade de saúde de referência (aquela que atende a região onde mora). No decorrer da campanha nacional, as equipes de saúde também estão orientadas a verificar a carteira de vacinação das crianças menores de cinco anos para identificar eventuais atrasos na aplicação de outras vacinas.
A poliomielite é uma doença infecciosa que deixa sequelas e pode até matar. Ela é causada por um vírus, que afeta o sistema nervoso e pode provocar quadros de paralisia. Os sintomas iniciais são febre, cansaço, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos braços e nas pernas. Indicadores apontam que uma em cada 200 pessoas infectadas pelo vírus apresenta paralisia irreversível, geralmente nas pernas.
A última vez que o Brasil teve um prognóstico confirmado de poliomielite foi em 1990. Curitiba não tem registro do caso deste m 1985. Oficialmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a poliomielite erradicada das Américas em 1994 e da Europa em 1999.
De acordo com a OMS, dez países registraram casos da doença entre 2013 e 2014 – Afeganistão, Camarões, Etiópia, Guiné Equatorial, Iraque, Nigéria, Paquistão, Quênia, Síria e Somália. Neste ano, até 14 de julho, foram notificados 33 casos (28 no Paquistão e cinco no Afeganistão).
Em 2014, a OMS decretou emergência sanitária mundial diante do risco de contágio da poliomielite, depois de detectar casos em mais de uma dezena de países concentrados entre a África, Oriente Médio e Ásia.