Termina nesta sexta-feira (12) a campanha de vacinação dos idosos contra a gripe no Paraná. A campanha nacional de vacinação dos idosos contra gripe terminou na semana passada, mas a Secretaria Estadual de Saúde resolveu estender a mobilização. Ainda segundo a secretaria, desta vez não deve haver nova prorrogação. O fim da campanha deve-se aos dados apurados até a quarta-feira (10), que são positivos.
Já foram imunizados 77% dos idosos paranaenses, de acordo com a secretaria. Ao chegar neste patamar, o Paraná já superou a meta prevista pelo Ministério da Saúde, que era de 70%. Das 22 Regionais de Saúde, 18 já vacinaram mais de 70% da população-alvo. Para o secretário, Cláudio Xavier, o objetivo é vacinar o maior número de idosos, reduzindo as complicações decorrentes do vírus da gripe. As doenças pulmonares crônicas estão entre as principais causas de hospitalização de idosos no Paraná.
Em Curitiba, a cobertura da campanha chegou a 94,4,% do total de pessoas com mais de 60 anos vacinadas. O número corresponde a 142.080 pessoas e supera os índices de 2005. Segundo o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, até sexta o resultado final será igual ou muito próximo dos 100%. "Quanto mais pessoas se vacinarem, melhor para a saúde delas, já que essa é a faixa etária mais vulnerável aos problemas respiratórios e suas complicações", disse Ducci.
Para quem ainda não se vacinou, basta ir a um dos 2.250 pontos de vacina espalhados pelo Paraná. A campanha de vacinação começou no dia 24 de abril. Nos últimos três anos, o estado sempre vacinou mais de 80% da população de idosos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião