A campanha de vacinação nacional contra a gripe imunizou em dois dias 152 mil idosos em todo o Paraná. Os números representam 17,4% da população nessa faixa etária - acima de 60 anos. Os dados são da Secretaria de Saúde, divulgados nesta quarta-feira no site oficial do governo do estado.
A responsável pelo Departamento de Doenças Imunopreveníveis, Miriam Woiski, revela que o resultado apresentado até o momento é satisfatório, demonstrando que a população está participativa e sabe a importância da imunização. "Os idosos precisam ser vacinados, pois são eles os que mais sofrem com a gripe", alerta.
Segundo ela, no Paraná, existem 871.125 pessoas com idade acima dos 60 anos. Para que todos sejam imunizados, o Ministério da Saúde enviou pouco mais de um milhão de doses da vacina para o estado. Em Curitiba 153.118 pessoas precisam tomar a vacina, que é gratuita.
O Ministério da Saúde exige uma cobertura mínima de 70%. Nos últimos anos, segundo site do governo, o Paraná tem ultrapassado a meta estipulada pelo ministério. Em 2005, foram vacinados 87% dos idosos e, em 2006, 89,3%.
A campanha, que começou na segunda-feira (23), vai até o dia 4 de maio em 2.320 postos de saúde distribuídos nos 399 municípios do estado.