Uma campanha que pretende tirar das ruas as crianças que esmolam foi lançada ontem, em Curitiba. Com o slogan "Criança quer futuro. Não quer esmola", a iniciativa estimula os cidadãos a contribuir com o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente em vez de dar dinheiro diretamente a quem pede nas ruas. "Da parte dos motoristas, dar esmola é uma prática reprovável. E, quanto aos pais das crianças, é abominável deixá-las na rua, onde estão expostas à fome, ao frio e às drogas", afirma o prefeito Beto Richa.
Para a primeira-dama e presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, o problema tem um alcance muito maior do que se imagina. "Não se trata apenas da criança que está pedindo na rua. Isso reflete uma realidade familiar que também é preocupante, com pais que não trabalham ou até mesmo se aproveitam do filho que pede esmola", ressalta.
Fernanda diz que é preciso mudar os costumes dos curitibanos em relação ao assunto. "Quando pararmos de dar dinheiro às crianças, os pais vão perceber que não adianta tentar viver disso e mandarão os filhos para a escola, que é o lugar delas", completa. O Fundo Municipal da Criança e do Adolescente recebe contribuições de pessoas físicas e jurídicas, que podem depois ser deduzidas do Imposto de Renda. "Já que é preciso mesmo pagar os impostos, o cidadão pode pelo menos garantir que parte do tributo ficará na sua cidade. Ele pode até escolher a entidade que receberá os recursos", explica a primeira-dama.
Festa
A campanha foi lançada na tarde de ontem, no Parque Barigüi, em um evento que reuniu cerca de 3,5 mil crianças dos Espaços de Contraturno Sócio-Ambiental (Ecos). Eles passaram o dia no local, utilizando brinquedos e participando de atividades com educadores. Além de Beto e Fernanda Richa, membros do secretariado estiveram presentes.
Houve distribuição de doces, refrigerantes e presentes cortesia de várias empresas que se associaram à prefeitura. Mas a lembrança mais disputada pelas crianças foi o autógrafo do goleiro Diego, do Atlético Paranaense, que também esteve no Parque Barigüi e passou o tempo todo rodeado por pequenos torcedores.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião