Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Campanha nacional de incentivo ao teste para HIV é lançada em Curitiba

A campanha nacional de incentivo ao teste para HIV, promovida em uma parceria inédita entre o Ministério da Saúde e a Igreja Católica, foi lançada oficialmente às 9 horas desta quinta-feira (29) em Curitiba, primeira capital brasileira a integrar a campanha. O lançamento foi realizado em frente à Catedral Basílica, na Praça Tiradentes.

Desde as 9 horas e até as 18 horas, um ônibus da Pastoral da Aids, com profissionais da saúde, ficará em frente à Catedral, para fazer os testes em quem estiver interessado. Nos próximos dias, o veículo percorrerá paróquias de outras cidades paranaenses. Nas igrejas, os padres vão conversar com os fiéis, buscando conscientizá-los dos riscos da doença. A orientação é que nas igrejas isso ocorra em todas as celebrações.

"Queremos incentivar o povo para que realmente aproveite esta oportunidade de fazer o teste, pois sabemos que muitas pessoas estão infectadas e não sabem", disse o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti, ao telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV. "Muita gente perde a vida, quando poderia, através de um teste, encontrar o tratamento necessário para se libertar deste mal."

De acordo com a coordenação municipal do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, a cada mês Curitiba realiza cerca de quatro mil exames para diagnóstico da síndrome. Cerca de 1% é positivo para HIV.

Dados do Ministério da Saúde de 2008 mostram que cerca de 60% da população brasileira nunca fez o teste. Ainda de acordo com o ministério, de 2003 a 2006, 43,7% dos pacientes soropositivos que chegaram aos serviços de saúde já apresentavam deficiência imunológica ou quadro clínico de sintomas da aids. Desse total, 28,7% evoluíram para quadro clínico mais grave e morreram no início do tratamento.

Atualmente, são cerca de 630 mil pessoas vivendo com HIV e aids no país. Desse total, estima-se que 225 mil pessoas sejam portadoras do HIV e desconheçam sua condição sorológica.

A campanha, denominada Declare Seu Amor Por Você é uma parceria inédita entre o Ministério da Saúde e a Igreja Católica, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para favorecer o diagnóstico precoce da AIDS, por meio da sensibilização comunitária feita pelos agentes pastorais da Saúde, da Criança e da Aids. A partir de novembro, a ação envolverá também as cidades de João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.