Por causa do alto número de carteiros mordidos por cães no momento da entrega de correspondências, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promove a campanha de conscientização da sociedade para a correta instalação da caixa de recebimento de cartas. A campanha nacional começou em setembro e entrou na sua segunda fase. As informações são da Agência Brasil.
Nessa etapa estão sendo enviadas cerca de 220 mil cartas para os estados onde há mais registros de ataques. Dados da própria empresa revelam que o Paraná é a unidade federativa com maior índice de carteiros atacados por cachorros, 7,4% do total, seguido do Rio Grande do Sul (3,2%) e do Distrito Federal (2,2%).
Nas cartas, a ECT pede aos moradores que instalem as suas caixas de correspondências em 30 dias. Quem não atender as recomendações da empresa deverá procurar a unidade dos Correios mais próxima para retirar as suas correspondências.
As medidas recomendadas são 36 centímetros de profundidade, 27 de largura e 16 de altura. A abertura da caixa deve ter 25 centímetros de largura e 2 de altura. Além disso, as caixas devem ficar entre 1,20 metro e 1,60 metro do piso e com a abertura voltada para a rua.