A cidade de Campinas (100 quilômetros de São Paulo) registrou 17.136 notificações de dengue desde o início do ano. O número consta em um boletim divulgado na manhã desta terça-feira (29) pela Secretaria de Saúde do município.
Desse total, uma mulher de 69 anos morreu e outras quatro mortes suspeitas ainda estão sendo investigadas.
O total de casos registrados nos primeiros quatro meses deste ano é mais que o dobro dos casos registrados em todo o ano passado. De acordo com a secretaria, de janeiro à dezembro de 2013 Campinas teve 6.976 pessoas infectadas por dengue.
Se for contabilizado somente abril deste ano, segundo pasta, foram 8.900 casos de dengue na cidade. Em abril 2013, Campinas havia registrado 2.703 casos -alta de 229% na comparação mensal.
A zona norte da cidade é a região onde há o maior número de casos verificados -4.505 desde janeiro. As zonas noroeste e sudoeste do município completam o ranking, com 4.269 e 3.552 casos de dengue registrados, respectivamente.
Como os exames de sorologia não são mais realizados, a Secretaria notifica como dengue casos em que as pessoas apresentam os sintomas da doença. "Trata-se de uma medida preventiva para agilizar o tratamento e o cuidado com as pessoas", disse o secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antônio de Souza.
Como forma de prevenção, a prefeitura informou que retirou 83 mil toneladas de entulhos, para eliminar criadouros do mosquito da dengue, em um mutirão de limpeza feito em 200 bairros da cidade, com ênfase nas regiões mais afetadas: Campo Belo, Campo Grande e Ouro Verde.
Segundo nota da administração municipal, foram limpos 20 quilômetros de córregos, sendo que muitos não recebiam limpeza havia dez anos. De acordo com a prefeitura, a nebulização também foi intensificada, com a ajuda de quatro máquinas e dez equipes. A cidade, além disso, recebeu 66 médicos estrangeiros e autorizou a contratação de 122 enfermeiros.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião