• Carregando...

Campinas - A Secretaria de Saúde de Campinas, a 93 km de São Paulo, informou que há na cidade dois casos suspeitos de contaminação pela variante da bactéria E. Coli, que desde maio já infectou mais de 3,8 mil pessoas e causou 45 mortes na Europa. No Brasil, esses são os primeiros casos suspeitos.

Como a doença já foi registrada em 15 países e pode ser transmitida de pessoa a pessoa, o Ministério de Saúde enviou um alerta às unidades de saúde para que fiquem atentas aos casos suspeitos. Não há risco de surto no país, segundo o ministério.

A Secretaria de Saúde de São Paulo informou que já eram esperadas notificações, uma vez que a circulação de pessoas é intensa. Os dois moradores da cidade estiveram na Alemanha recentemente. Ambos terão exames analisados pelo Ins­­tituto Adolfo Lutz.

"Não há motivo de alarde, os pacientes estão bem e a verificação é apenas uma forma de evitar a transmissão no Brasil, o que não ocorreu até hoje", disse o médico da Vigilância Epidemiológica de Campinas, André Ribas.

As unidades de saúde estão atentas para casos de pessoas que apresentem diarreia com sangue, náuseas e dores abdominais e que tenham estado na Alemanha nos últimos 45 dias ou tenham tido contato com alguém que esteve lá e apresentou os mesmos sintomas.

"Essas são situações muito frequentes. É grande o número de pessoas que podem estar na lista de suspeitos e não ter nada", afirmou Ribas. "De qualquer forma, é sempre importante procurar atendimento médico para evitar a piora do quadro." O Ministério da Saúde contraindica o uso de antibióticos ou antidiarreicos, que podem agravar a situação.

A bactéria E. Coli é comum no organismo humano, mas sua variação mais agressiva pode causar problemas de saúde graves. Geralmente vegetais crus e produtos de origem animal sem cozimento oferecem mais possibilidade de transmissão.

A principal forma de prevenção é o reforço de medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos e os alimentos, além de evitar comidas cruas em viagens. O Ministério da Saúde recomenda que pessoas que forem viajar para a Europa e aos Estados Unidos não comam alimentos crus. Não há nenhuma recomendação de restrição de viagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]