O governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) experimentou os prós e os contras de circular no bloco carnavalesco do Galo da Madrugada, em Recife, na manhã deste sábado (1º).

CARREGANDO :)

Ao andar pelas ruas para visitar os camarotes montados do Sábado de Zé Pereira, no centro, foi cumprimentado como "meu presidente", mas também foi alvo de protesto e críticas.

Campos caminhou ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e dos candidatos da chapa governista em Pernambuco: Paulo Câmara (PSB), que vai disputar o governo, Raul Henry (PMDB) -vice na chapa de Câmara- e Fernando Bezerra, candidato ao Senado. Logo que saíram do Forte das Cinco Pontas, concentração do desfile, foram abordados por ativistas do movimento Direitos Urbanos. Fantasiados de prédios, eles protestaram contra a liberação de áreas para que uma grande construtora do Estado construísse edifícios. A autorização para as obras foi concedida pela prefeitura.

Publicidade

Eles acompanharam Campos no início do trajeto. Tentavam ficar na frente dele, atrapalhando as fotos e gritando: "Tá edifício! Tá empatando [obstruindo] sua vista!".

Foliões que estavam na rua também soltavam comentários como "Eu é que não tiro foto com essa alma", expressão pernambucana de conotação negativa.

Apesar dos protestos, o socialista também foi abordado por várias pessoas que queriam cumprimentá-lo e tirar fotos.

Campos chegou a tirar foto com o autônomo José Bezerra, 55, que há 12 anos fantasia-se de "presidente Lula".

O governador não quis ser fotografado com a camisa de um bloco que ganhou de presente, cujo nome é Big Brocha Olinda.

Publicidade

Pré-candidato Folião

Com câmeras de foto e vídeo por todos os lados, o governador animou uma bandinha de frevo que descansava na rua. Quando o grupo começou a tocar, Campos dançou frevo.

Ao chegar em um dos camarotes que visitou, o governador, a chapa governista e as respectivas mulheres deram as mãos e dançaram a ciranda "Madeira de lei que cupim não rói", tema da campanha de Campos em 2006, quando foi eleito pela primeira vez chefe do Executivo.

Durante o Carnaval, Campos percorrerá municípios do interior do Estado para exibir seus candidatos. Fotos Polêmicas

O ex-ministro da Integração do governo Dilma Rousseff Fernando Bezerra não resistiu aos pedidos para tirar fotos com os sósias da presidente e de Lula.

Publicidade

Abordado pelos jornalistas, brincou. "Isso é o voto de Dilma e Lula para o Senado. Já pensou que prestígio?"

O autônomo Marco Antônio Santos, 35, veio vestido de Dilma Rousseff pelo quarto Carnaval seguido.

Com uma bola de futebol na mão, disse que a presidente é "bola cheia" porque este ano é de Copa.

"Dilma" disse que lançaria neste Carnaval o programa "Mais Mulheres": " todos terão direito a estadia em motel uma estrela, camisinha de posto de saúde e, se precisar, viagra".

Publicidade