| Foto: Unsplash
Ouça este conteúdo

Uma pesquisa realizada no Reino Unido com 1442 pacientes concluiu que os canabinoides, incluindo a cannabis, não são eficientes para evitar a dor causada pelo câncer. O foco principal da análise foi a dor crônica entre pacientes com câncer avançado. A conclusão foi publicada na BJM Supportive & Palliative Care em janeiro.

CARREGANDO :)

O estudo foi conduzido por Jason Boland, PhD e membro do Wolfson Palliative Care Research Center e do Hull York Medical School, e seus colegas. Os autores afirmam que os canabinoides não devem ser recomendados para o tratamento da dor relacionada ao câncer, uma vez que adicionados aos opióides, os canabinoides (em spray oral) não eram melhores que o placebo na redução da dor em pessoas com estágio avançado da doença.

O spray oromucoso com extratos 1:1 de tetra-hidrocanabidiol (TCH) e canabidiol (CBD) foi o produto avaliado nos estudos. Ambos são canabinoides da cannabis.

Publicidade

Os resultados da pesquisa mostraram que os canabinoides apresentam maior risco de eventos adversos quando comparados ao placebo, entre eles sonolência e tontura. Não foram relatadas mortes relacionadas ao tratamento, mas as taxas de abandono e mortalidade foram altas.

Saiba mais sobre o estudo.