Uma pesquisa realizada no Reino Unido com 1442 pacientes concluiu que os canabinoides, incluindo a cannabis, não são eficientes para evitar a dor causada pelo câncer. O foco principal da análise foi a dor crônica entre pacientes com câncer avançado. A conclusão foi publicada na BJM Supportive & Palliative Care em janeiro.
O estudo foi conduzido por Jason Boland, PhD e membro do Wolfson Palliative Care Research Center e do Hull York Medical School, e seus colegas. Os autores afirmam que os canabinoides não devem ser recomendados para o tratamento da dor relacionada ao câncer, uma vez que adicionados aos opióides, os canabinoides (em spray oral) não eram melhores que o placebo na redução da dor em pessoas com estágio avançado da doença.
O spray oromucoso com extratos 1:1 de tetra-hidrocanabidiol (TCH) e canabidiol (CBD) foi o produto avaliado nos estudos. Ambos são canabinoides da cannabis.
Os resultados da pesquisa mostraram que os canabinoides apresentam maior risco de eventos adversos quando comparados ao placebo, entre eles sonolência e tontura. Não foram relatadas mortes relacionadas ao tratamento, mas as taxas de abandono e mortalidade foram altas.
Saiba mais sobre o estudo.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora