Prefeitura começará obras em janeiro e previsão é concluir a reforma até agosto
A licitação que previa a reforma e exploração econômica da Rua 24 horas pela iniciativa privada foi cancelada. Os envelopes com propostas para a revitalização seriam abertos nesta sexta-feira (7), mas pela segunda vez nenhuma empresa se interessou em realizar a obra. A prefeitura, então, decidiu assumir a reforma e a previsão é de que as obras começarão em janeiro de 2009.
De acordo com informações da prefeitura, as empresas haviam comprado o edital da licitação informaram que não apresentariam propostas em razão do momento de incerteza econômica causado pela crise financeira internacional. Por isso, a Urbanização de Curitiba (Urbs), que organiza o processo licitatório, decidiu cancelar a concorrência.
O projeto previa investimento aproximado de R$ 4 milhões, aplicados em oito meses para que a revitalização fosse concluída até agosto. O cronograma de obras será mantido, garante a prefeitura. A rua seguirá aberta para a passagem de pedestres até o final de dezembro e depois será fechada integralmente para o início das obras.
A Rua 24 Horas terá melhorias no piso, recuperação completa da estrutura metálica e de vidros da cobertura, reformas hidráulicas e elétricas, além de paisagismo interno. Serão feitas três licitações separadas para uma banca de jornais e revistas, uma loja de artesanato e um café. A ocupação do restante do espaço ainda está sendo planejada pelo município.
Processo emperrado
O processo de revitalização da Rua 24 horas vem se arrastando há mais de um ano. A licitação para reforma e exploração comercial do ponto turístico foi prorrogada uma vez e em duas ocasiões não houve interessados.
Em abril, 18 empresas compraram o edital, mas não apresentaram propostas. Um segundo edital foi lançado no dia 8 de julho, com um prazo maior para as empresas interessadas avaliarem as exigências. No dia 6 de outubro o processo foi prorrogado por mais um mês. Na época, a prefeitura informou apenas que houve necessidade de "adequações" e "esclarecimentos" na licitação.
História
A Rua 24 Horas foi inaugurada no dia 11 de setembro de 1991, ligando as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco, na quadra entre as ruas Comendador Araújo e Emiliano Perneta. Foi a primeira rua comercial coberta do Brasil. Na época, havia 42 lojas que funcionavam dia e noite, mesmo nos feriados. Com o passar do tempo, alguns comerciantes desistiram de abrir 24 horas. Antes do fechamento para obras, em setembro de 2007, nenhuma das 15 lojas em atividade funcionava de madrugada. 32893
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora