Para evitar atrasos, os cerca de 12 mil candidatos que farão o vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em Curitiba devem ficar atentos à realização de um outro evento de porte na capital, no domingo. A Maratona de Curitiba vai alterar a rota de linhas de ônibus e bloquear ruas durante o período da manhã, o que pode dificultar o acesso a locais de prova.
O vestibular acontece entre amanhã e domingo e será aplicado simultaneamente nos câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Toledo, Londrina e Maringá. Ao todo, 14,1 mil pessoas se inscreveram no estado. Serão disputadas 7.930 vagas em 53 cursos.
A preocupação com a maratona não é à toa, já que o percurso de 42 quilômetros passa por várias ruas da cidade. "Isso pode ocasionar algum transtorno no trânsito. Por isso o ideal é sair ainda mais cedo de casa. Embora a programação seja para que a maratona chegue aqui quando os estudantes já estiverem dentro do prédio", orienta o diretor de atenção ao estudante da PUCPR, Sérgio De Angelis.
Segundo a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), o fechamento das ruas para a passagem dos atletas pode interferir no trajeto dos vestibulandos que moram nos bairros Centro Cívico, São Francisco, Bom Retiro, Mercês e Pilarzinho. Serão 165 linhas de ônibus com desvios ou paradas durante todo o trajeto, de no máximo de 10 minutos, para esperar a passagem dos atletas. Será proibido estacionar na Rua Imaculada Conceição, na quadra em frente ao portal principal da universidade.
Amanhã, serão aplicadas as provas de História, Matemática e Biologia, das 13h30 às 17 horas. No domingo, das 8 horas às 11h30, os estudantes responderão a questões de Geografia, Física e Química. À tarde, das 13h30 às 17h30, será a vez da Redação e questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira. Os portões serão fechados sempre 15 minutos antes do início das provas.
Serviço: O mapa da Maratona de Curitiba está disponível no site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br).
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião