Os 13.956 candidatos que comemoraram ontem a aprovação na primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) têm pela frente pouco mais de uma semana de preparação para a fase decisiva do processo de seleção, que ocorre nos dias 11 e 12. A primeira tarefa oficial começa no dia 7: acessar o site do Núcleo de Concursos da universidade (www.nc.ufpr.br) e imprimir o comprovante de ensalamento para a próxima etapa.
Participaram da primeira etapa do vestibular da UFPR 43.486 candidatos (o número total de inscritos foi de 46.087 pessoas). Estão na segunda fase os candidatos que tiraram as melhores notas, numa quantidade limitada por fatores de cálculo e a concorrência do curso ("n" vezes o número de vagas, sendo que "n" varia de dois a cinco, dependendo da concorrência inicial). Assim, os cursos antes mais disputados passam a ter na etapa decisiva uma concorrência máxima de cinco candidatos por vaga.
De acordo com a coordenadora do processo seletivo, Maria Cleuza Henklein, desde ontem à tarde é possível conferir no site do concurso o desempenho individual de todos os candidatos e pontuação máxima e mínima dos que foram selecionados. Não é divulgada a classificação dos vestibulandos. "Com base na pontuação dos aprovados, o candidato já tem uma idéia de como se saiu", diz a coordenadora. Entre o total de aprovados na primeira etapa do concurso estão 432 treineiros (vestibulandos que não completaram o ensino médio), que tiveram seu nome divulgado junto aos demais selecionados, mas não serão classificados na relação final de calouros.
No primeiro dia de provas da segunda fase, ocorrem as provas de compreensão e produção de texto, comuns a todos os cursos. No dia 12, serão aplicadas provas específicas para 26 cursos, como Arquitetura e Ur-banismo, Geografia, História, Matemática, Medicina, Pedagogia.
Cotas
Entre as informações presentes no comprovante de ensalamento da segunda fase está a opção do candidato pela concorrência por vagas entre cotistas negros e de escolas públicas. Desde o ano passado, a universidade reserva 20% de vagas dos cursos para cada uma destas opções. A reserva de cotas só é considerada na segunda fase do concurso. Na primeira etapa os cotistas participaram da disputa geral, sem diferenciação. Durante a inscrição do vestibular, 1.825 pessoas optaram pela reserva de vagas para negros e 11.141 concorrem às vagas destinadas a quem cursou todo o ensino fundamental e médio em escola pública.
A UFPR oferece 4.112 vagas em 48 cursos. A previsão da divulgação da lista de novos calouros é até 20 de janeiro de 2006.
Serviço: confira a relação dos classificados na Federal e dos aprovados no vestibular da Faculdade Bom Bosco no encarte do vestibular.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião