Os políticos do Paraná que vão disputar as eleições deste ano estão com as contas em dia na Justiça Eleitoral. De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), todas as multas aplicadas aos candidatos ao longo dos últimos anos estão sendo pagas ou já foram quitadas.
Apenas neste ano, o valor das multas aplicadas pela Justiça Eleitoral do Paraná a políticos que estão concorrendo nas eleições chega a R$ 260 mil. A maioria se refere a propaganda eleitoral antes do prazo permitido (6 de julho). Os valores referentes aos anos anteriores não foram divulgados pelo TRE.
A situação no Paraná difere bastante do Brasil: de acordo com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, responsável pela cobrança judicial das dívidas, o valor das multas eleitorais não-pagas é hoje de R$ 110,4 milhões. Esse montante diz respeito não só aos valores cobrados de candidatos, mas também de eleitores e empresas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), políticos inadimplentes podem ter as candidaturas cassadas.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora