Brasília A uma semana do segundo turno, o PMDB lidera as pesquisas de intenção de votos em três estados dos dez em que haverá segundo turno. O PMDB, que elegeu quatro governadores no primeiro turno, pode ganhar agora os governos do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e do Paraná. O PSDB e o PSB vêm em seguida e lideram as pesquisas em dois estados cada. O PSDB ganhou em quatro estados e agora pode eleger os governadores do Rio Grande do Sul e da Paraíba. O PSB já ganhou dois estados e pode vencer no Rio Grande do Norte e em Pernambuco.
Se esses resultados se confirmarem no próximo domingo, o PMDB vai aumentar o número de governadores em relação às eleições de 2002. O PSDB vai diminuir o número de estados sob seu controle e o PSB vai manter sua posição. O PT, que está liderando a disputa no estado do Pará no segundo turno, cresceu nos governos estaduais em relação à eleição passada e pode no domingo eleger seu quinto governador.
O PFL, que está na frente na disputa no Maranhão, perdeu terreno em relação a 2002, e pode eleger apenas dois governadores. O PP pode voltar a ocupar um governo estadual, o de Goiás, o que não ocorria desde as eleições de 1998.
A disputa mais dura deste segundo turno está sendo travada no estado do Paraná. O candidato à reeleição Roberto Requião (PMDB) está liderando a disputa mas em situação de empate técnico contra o senador Osmar Dias (PDT).
O ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra (PT) também está encurtando a distância em relação à líder nas pesquisas, a deputada Yeda Crusius (PSDB). A campanha do petista, a exemplo do que faz o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bate na tecla da privatização e procura ligar Yeda ao ex-governador Antonio Brito, que privatizou a Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT). Mas o petista esbarra numa rejeição de 50%.
Com os dias contados no PFL, por ter dado apoio ao presidente Lula, a senadora Roseana Sarney trava dura batalha contra o trabalhista Jackson Lago para voltar ao governo de Maranhão. Uma mulher também lidera a disputa no Rio Grande do Norte: Vilma Faria, do PSB. E o mesmo ocorre no único estado da Região Norte em que haverá segundo turno. A senadora Ana Julia (PT) virou as eleições no segundo turno e está na frente na disputa pelo governo do Pará contra o ex-governador Almir Gabriel (PSDB).
Cinco governadores estão a caminho de conquistar a reeleição. Se isso ocorrer, contando os nove que se reelegeram no primeiro turno, 14 governadores conseguirão se reeleger. Além disso, dois governadores que venceram no primeiro turno, José Serra (SP) e Binho Marques (AC), e um que lidera as pesquisas no segundo, Sérgio Cabral (RJ), são candidatos que representam a continuidade dos atuais governos.
Drex: o que é o “real digital” e por que a direita está em campanha contra ele
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Enquete: qual é a sua opinião sobre o fim da jornada 6×1?
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião