Um canil clandestino foi fechado ontem em uma ação conjunta de órgãos de proteção ambiental no bairro Cajuru, em Curitiba. Cerca de 40 cães das raças poodle, pinscher, lhasa apso e yorkshire estavam em condições de maus-tratos em gaiolas de madeira, colocadas em uma garagem. Os proprietários do local foram multados em R$ 50 mil e tiveram que assinar um termo circunstanciado. Eles podem responder pelo caso civil e criminalmente.
Alexander Biondo, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba acompanhou a operação. Ele conta que uma denúncia foi recebida pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente na terça-feira. O denunciante levou fotos que comprovavam a aglomeração de cães, criados para fins comerciais.
"O dono no início não havia consentido, mas acabou aceitando a retirada dos animais. Eles estão em gaiolas minúsculas de madeira, configurando maus-tratos. Eles estão com bastante pulgas, a condição do pelo também não é boa, mas a princípio não estão doentes. Você percebe que eles estavam em um ambiente bastante insalubre, com cheiro forte de ureia", relata.
Punições
Após a retirada dos animais, a Delegacia do Meio Ambiente deve encaminhar as informações recolhidas durante as abordagens para encaminhar ao Ministério Público. Uma nova multa pode ser aplicada também pela Secretaria de Meio Ambiente, já que foram encontrados seis filhotes de cães no local. Isso, segundo Biondo, configura a criação de animais para fins comerciais, o que é proibido pela legislação municipal.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião