A criação de um novo estilo musical garantiu ao cantor Everton Adroal Assunção, de 24 anos, o sucesso que perseguia há sete anos. O sertanerd, uma fusão do sertanejo com o universo virtual nerd é o apelido de internautas doentios , é o nome dado por ele ao tipo de música que compõe. A primeira, que estourou há pouco mais de uma semana, chama-se "Vou te excluir do meu orkut" e trata de amor e desilusão, como um bom sertanejo, mesclando elementos do site de relacionamento virtual, o orkut.
De ilustre desconhecido, Ewerton agora com W passou a celebridade na rede mundial de computadores. Sua música já foi tocada em emissoras de rádio nacionais e o sucesso foi tema de reportagens em jornais e portais na internet. A fama instantânea também trouxe problemas. "Não consigo mais responder os recados dos fãs. O meu msn (programa de mensagens instantâneas) está completamente congestionado. Até fizeram uma comunidade para mim no orkut", relata.
Quase como um vírus de computador, a música "Vou te excluir..." virou mania. O tema desilusão amorosa é apontado como o segredo do sucesso. "Eu vou te deletar, te excluir do meu orkut/Eu vou te bloquear no msn/Não me mande mais scraps nem e-mail Power Point/Me exclua também e adicione ele/Vou te excluir do meu orkut", diz o refrão da música que em seu discurso contempla meios de relacionamento virtual mais comuns.
A música de Ewerton é, na verdade, a seqüência de outro clássico do mesmo estilo: "www.com.muito.amor", que usa os mesmos elementos para falar de amor não-correspondido e arrependimento. O cantor avisa que já está trabalhando em sua próxima música. "Ela deve ser uma resposta a Vou te excluir...", conclui.
Ewerton desfruta de um reconhecimento instantâneo que seria quase impossível sem a internet. O cantor paranaense se junta a grandes celebridades cibernéticas, como Ruth Lemos, que ficou conhecida com seu bordão "Sanduíche-iche"; os autores do filme "Batman Feira da fruta", dublagem ácida do seriado dos anos 60; e Lindomar, o Sub-Zero brasileiro.
Mas Ewerton não quer deixar a oportunidade passar e voltar ao ostracismo sem amealhar um bom pé-de-meia. "Antes eu mandava fitas demos para todo mundo. Nesta semana, a EMI (gravadora internacional) foi quem me ligou e pediu uma fita. Houve o contato de outra gravadora também", diz.
Casas noturnas de Curitiba também já entram em contato para que a celebridade local se apresente em seus palcos. Quem não quer esperar pode ouvir o mais novo sucesso da internet no site oficial do cantor, no endereço http://paginas.terra.com.br/esporte/futebolamadorctba/index_everton2.htm.