Para ser permissionário de táxi em Curitiba basta carteira de habilitação, ficha limpa na polícia, um curso relâmpago e pagar uma taxa de R$ 1,8 mil. Mas há 33 anos a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) não outorga novas permissões, o que alimenta um milionário mercado clandestino. Mesmo fora da lei, o serviço tornou-se um bom negócio para quem se dispõe a desembolsar pelo menos R$ 180 mil para comprar uma dessas licenças. De tão lucrativo, o negócio possibilita recuperar todo o investimento em cinco anos só com o valor das corridas.
Com renda mensal de R$ 3 mil, valor médio do titular da placa, o custo de uma permissão ilegal se paga nesse período apenas no taxímetro. Mas há ainda os ganhos em cada troca de carro, permitida de dois em dois anos. Por lei, o taxista tem desconto de 30% na compra do veículo novo. Assim, um carro no valor de R$ 40 mil na verdade sairá por R$ 28 mil. Dessa forma, se tiver um pouco mais de paciência, comprando mais barato e revendendo depois pelo preço de mercado, em 15 anos o taxista chegará à mesma quantia que pagou ilegalmente pela permissão. E ainda mantém o "patrimônio" de R$ 180 mil.
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