Estrelas da ONG Amigo Bicho mudaram a rotina dos doentes em tratamento no Cajuru ontem| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Membros da organização não governamental Amigo Bicho levaram seus cãezinhos de estimação para uma visita a pacientes da enfermaria do Hospital Cajuru, em Curitiba, ontem pela manhã. A ideia da ONG é promover o contato entre os doentes e os animais para melhorar o ânimo e trazer alegria para o tratamento. "É sabido que o contato com animais produz substâncias que acalmam e alegram os pacientes, e isso se reflete diretamente na resposta à terapia feita no hospital", afirma a coordenadora e fundadora da organização, Leticia Séra Castanho, que levou Zaca, seu golden retriever, para o hospital.

CARREGANDO :)

A Amigo Bicho realiza cerca de oito visitas mensais a hospitais, e sob um tema diferente a cada vez. Dessa vez, o tema foi a Copa do Mundo. Vestidos com coletes verde e amarelos e fitinhas nas orelhas, os cães, extremamente dóceis, passaram por um processo de higienização nas patas antes de entrar no hospital. A coordenadora diz que para serem aptos a participar do projeto, eles precisam também estar com a saúde em dia, tomar banho até 24 horas antes do contato com os doentes e passar por um teste de comportamento para verificar como reagem a situações de estresse.

Acompanhando seu filho Brendon, internado com apendicite, a promotora de eventos Lidiane da Silva Narciso mudou completamente sua visão sobre os cães. "Eu morria de medo, e achei super válida a iniciativa, adorei!", disse, enquanto segurava no colo Arthur, um tibet terrier de 11 anos. "Dá um outro ânimo para manhã", completou Brendon. "Podem ir embora, deixem ele comigo", brincou a mãe.

Publicidade