A folia de carnaval no litoral do Paraná arrastou uma multidão pela avenida em duas noites de festa em Matinhos. No sábado (6), de acordo com a Polícia Militar, cerca de 100 mil pessoas acompanharam a Matimbanda pela orla da praia. No domingo (7) o público da Caiobanda foi ainda maior: 130 mil foliões entraram no embalo dos trios elétricos Tremendão e Avassalador.
Na noite de segunda-feira (8) era a vez de a Banda de Guaratuba animar os turistas. A estimativa da PM era de que cerca de 200 mil pessoas acompanhassem a festa.
Nos dias de folia, a PM não registrou nenhuma ocorrência grave na avenida. Apesar de ter bastante gente, segundo o coronel Nivaldo Marcelos da Silva, da PM, o carnaval neste ano está 40% menor do que nos anteriores.
Este ano está um carnaval bem família.
Essa relativa tranquilidade acabou trazendo para a festa mais famílias e muitas crianças. A nutricionista Viviane Leite, por exemplo, entrou na brincadeira com os filhos Carlos Henrique e João Luca, de 4 anos, e todos vieram fantasiados de piratas.
O auditor André Rosa também veio com a família toda fantasiada para acompanhar os trios elétricos “Nós estamos em oito, todos da mesma família”, contou. Ele trouxe a filha e a sobrinha, de 4 anos. “Viemos pela diversão das crianças. Este ano está um carnaval bem família”, disse Rosa.
E não foram só as crianças que aproveitaram a festa. O casal Vanessa Navarro de Miranda e Adolfo Sanches, de Curitiba, vieram com fantasias de Pedrão e Pedrita para cair na folia. “A minha namorada é bem criativa, ela tem uma imaginação a mil”, brincou Sanches.
A curitibana Letícia Porto veio para o litoral passar o carnaval com mais oito amigas, todas fantasiadas de Mosqueteiras. Ela conta que, ao contrário de Vanessa, não conseguiu convencer o namorado. “Eu tentei fantasia-lo, mas não deu certo. Eles [os homens do grupo] não quiseram entrar na onda”, afirmou.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora