A apuração das notas das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, para se conhecer a campeã e as rebaixadas, acontecerá nesta terça-feira (8), a partir das 16h, no Sambódromo do Anhembi, mesmo local dos desfiles. Na sequência, será conhecida a escola vencedora do Grupo de Acesso do carnaval paulistano.

CARREGANDO :)

As duas últimas colocadas do Grupo Especial serão rebaixadas em 2012. As oito escolas que desfilaram no Grupo de Acesso neste ano disputarão duas vagas no grupo de elite do próximo ano.

Os critérios analisados na apuração de 2011 serão: enredo, evolução, alegoria, fantasia, bateria, samba enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, harmonia e comissão de frente. A Comissão Julgadora acompanhou os desfiles em torres distribuídas ao longo da pista. Cada um dos quesitos foi avaliado por cinco jurados, com descarte da menor e da maior notas.

Publicidade

Nesta segunda-feira (7), a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo se reuniu e decidiu que o critério de desempate, caso duas ou mais escolas recebam a mesma pontuação dos jurados, será o peso dos quesitos. Comissão de Frente será o primeiro quesito a contar no momento do desempate. O segundo será harmonia e assim por diante, seguindo a ordem inversa dos anúncios.

Escolas que participaram do desfile sem cumprir alguns pré-requisitos poderão sofrer perda de pontos. Ultrapassar o tempo máximo de apresentação, desfilar com mais ou menos números de carros alegóricos do que o estipulado e não possuir alas obrigatórias, como a das baianas, com 50 integrantes, são infrações que deverão resultar em punições.

As notas atribuídas às escolas pelos jurados foram colocadas em envelopes lacrados logo após os desfiles e encaminhados a um batalhão da Polícia Militar, para permanecer em sigilo até o momento da apuração.

As cinco primeiras colocadas do Grupo Especial e a Campeã e a Vice-Campeã do Grupo de Acesso se apresentarão no Sambódromo paulistano na próxima sexta-feira (11), às 22h, no desfile das campeãs.

Publicidade