Além das tradicionais sombrinhas e orquestras de frevo, o folião que for brincar o carnaval no Recife vai se deparar com agentes de saúde ambiental e controle de endemias no meio dos blocos. A prefeitura da cidade anunciou, nesta segunda-feira (18), que as ações de combate ao Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya - serão intensificadas.

CARREGANDO :)

O trabalho começará na terça-feira (26), ou seja, 15 dias antes do carnaval, com os agentes realizando um trabalho de inspeção na rodoviária, no metrô, em hotéis e no aeroporto.

Facebook adere à campanha contra Aedes aegypti

Leia a matéria completa
Publicidade

Um folder com orientações para a eliminação de criadouros do Aedes aegypti e com sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito serão distribuídos para os turistas. Taxistas também serão capacitados para fazer a divulgação do material.

Nos bairros do Recife Antigo, Santo Antônio e São José, os agentes com o apoio de 200 soldados do Exército e da Aeronáutica farão a eliminação dos possíveis criadouros com a aplicação de larvicida biológico e a pulverização de inseticida (fumacê). O contingente também ajudará nos mutirões de limpeza, recolhendo pneus e outros objetos propícios ao acúmulo de água até a Quarta-feira de Cinzas.

O percurso de seis quilômetros do Galo da Madrugada também passará pela varredura dos agentes e militares antes do carnaval.

Pela primeira vez, o Ambulatório do Viajante - que atende turistas e oferece vacinas - será aberto durante a folia para atender turistas com sintomas. Ele será instalado na Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, na zona norte do Recife, e vai abrir das 13h às 19h, com a presença de infectologista e enfermeiro.

Publicidade

Carnaval de Antonina é cancelado por causa da dengue

Leia a matéria completa

“Não esperamos uma explosão de casos de dengue, chikungunya e zika no carnaval, mas queremos estar preparados para atender recifenses e turistas. Além do Ambulatório do Viajante estamos estudando o reforço de pessoal em outras unidades de saúde”, afirmou Jailson Correia, secretário de Saúde do Recife.

Outras orientações sobre o mosquito e as doenças poderão ser obtidas no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância de Saúde (Cievs). O serviço estará disponível 24 horas durante o carnaval. Os telefones são (81) 3355-1891 e 99488-6735, e os e-mails, cievs@recife.pe.gov.br e notifica@recife.pe.gov.br.