Uma carreata de cinco quilômetros deu início, na tarde deste domingo (1º), à festa de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, em Paranaguá. Os devotos saíram da Paróquia São João Batista, às 16 horas, e foram em direção ao Santuário Estadual, onde receberam a bênção dos veículos. A procissão durou uma hora, mas a fila parecia não ter fim.
“Sou devota de Nossa Senhora desde que nasci, há 66 anos, e vou a todas as procissões. Essa está maravilhosa”, conta Rosicler Figueiredo. A devoção da mãe inspirou a filha, Eliane Pinheiro, que também levou seu veículo para a bênção. “Acho maravilhosa a ideia, estamos dando abertura à festa”, diz.
O reitor do santuário, padre Marcos Vinícius Teixeira Borges, afirmou que, apesar da chuva, o público é superior ao do ano anterior. “A devoção é muito forte, tem mais de 200 anos. Agora que começam os festejos, o fervor é ainda maior. As novenas começam no próximo dia seis e esperamos um público igual ao do ano passado”, explica.
Na manhã de domingo, também dando início as festividades, uma cavalgada, com cerca de 40 cavalos, saiu da Praça 29 de Julho e foi em direção ao Santuário do Rocio.
O tema das novenas que começam na próxima sexta-feira (6) é “Com a Mãe do Rocio, semeamos a Paz”. Segundo o reitor do santuário, a ideia é trabalhar o tema paz em todos os segmentos da sociedade. “Cada dia será um tema relacionado a paz, com a simplicidade de Maria, que traz Jesus, que é a própria paz”, resume o padre.