Moradores de São Bento Abade (MG) estão tendo dificuldades para receber cartas, cobranças ou qualquer outro tipo de correspondência enviado pelos Correios. O município tem cerca de 4,7 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E apenas um carteiro, que está de férias.
Os transtornos começaram no fim de fevereiro. As correspondências não chegaram às casas e os moradores procuraram a agência dos Correios para buscar as contas. "Vim saber porque não estavam entregando as cartas e me falaram que o carteiro estava de férias e não tinha outro", disse a lavradora Maria Aparecida Machado.
A agente comunitária Patrícia Rezende Gomes conta que funcionários de cidades vizinhas vão para São Bento Abade aos sábados, para fazer a entrega. Mas ela quase teve que pagar juros por causa do atraso da entrega da correspondência. Comerciantes reclamam dos atrasos e dizem que estão tendo prejuízo.
O gerente dos Correios de São Bento Abade, Sebastião Carlos Reis, disse que daria mais trabalho treinar uma pessoa para fazer a função do carteiro em férias do que contar com a ajuda dos profissionais de cidades vizinhas aos sábados. Ele disse ainda que a situação deve voltar ao normal no início de abril, quando terminam as férias do carteiro.