Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fiscalização

Carvão ilegal gera multas de R$ 1,3 milhão

Desde segunda-feira, a região Oeste do Paraná está sendo alvo da Operação Corcel Negro, de­­flagrada pelo Instituto Bra­sileiro de Meio Ambiente e Re­­cursos Naturais (Ibama), com o objetivo de combater o comércio ilícito de carvão vegetal nativo. Até ontem foram lavrados sete autos de infração, totalizando R$ 1,3 milhão em multas, e mais de 4 mil metros cúbicos de carvão (volume que equivale a 80 caminhões de lenha) foram apreendidas.

No estado, a operação abrange os municípios de Santa Terezinha do Itaipu, Cascavel, Lindoeste, Foz do Iguaçu e Guaíra. A região é a principal porta de entrada de carvão irregular do Paraguai e do Mato Grosso do Sul. O produto de origem ilícita abastece vários estados brasileiros, entre eles Minas Gerais, que concentra grande número de siderurgias, grandes consumidores de carvão como fonte de energia.

Varredura

De acordo com o coordenador da operação da região Sul do país, Paulo Roberto Mattoso Dittert, estão sendo montadas barreiras em postos da Polícia Rodoviária Federal e Estadual nos estados do Paraná e Santa Catarina. Além disso, os fiscais do Ibama estão fazendo uma varredura nos pátios das empresas carvoeiras da região Oeste paranaense, que é responsável por grande parte da comercialização do produto no estado.

Conforme o chefe substituto da Divisão de Controle e Fis­calização do Ibama no Paraná, Michel Kawashita, a cadeia de produção do carvão é de mãe de obra barata e pouco qualificada. Porém, envolve em­­presas que se relacionam de maneira muito organizada. Ele explica que alguns empresários compram o produto oriundo de madeira nativa nacional, sem procedência lícita, e o "legalizam" com documentos de importação, como se esse produto ti­­vesse origem no país vizinho. "É importante observar que esses créditos ‘legalizados’ contribuem enormemente para a degradação do pouco que resta de Mata Atlântica", alerta.

A operação também vai fiscalizar a importação e o estoque de créditos de carvão dos fornecedores, além de averiguar possíveis empresas fantasmas. As atividades da Ope­ração Corcel Negro na região Sul estão relacionadas com as atividades em outras partes do Brasil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.