Como ajudar
Interessados em ajudar os índios em situação de rua podem fazer doações por meio do Disque Solidariedade, ligando para a Central 156, ou procurando a Coordenadoria Regional da Funai em Curitiba, localizada na Rua Desembargador Clotário Portugal, nº 222, no São Francisco.
Órgãos governamentais acordaram a abertura emergencial de uma casa de passagem para índios que se encontram desabrigados em Curitiba. Segundo estimativas do Ministério Público do Paraná (MP-PR), aproximadamente 33 famílias indígenas de 20 municípios do interior do Paraná e de outros estados estão morando nas ruas da capital do estado.
A casa vai ser inaugurada nesta quarta-feira (6) e irá funcionar na Fundação de Ação Social (FAS) Amigo Curitibano, localizada na Praça Plínio Tourinho, no bairro Jardim Botânico. O abrigo tem capacidade para 70 pessoas e vai receber as famílias indígenas em situação de risco por apenas dois meses, até que os governos federal, estadual e municipal construam uma casa de passagem permanente para os índios.
O serviço vai ser coordenado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), o imóvel será cedido pela administração municipal e o governo estadual será responsável pela mobília, pelos utensílios domésticos e pela manutenção do prédio.
Já a FAS ficará com a supervisão técnica do serviço e permanecerá fornecendo passagens de ônibus para os índios que quiserem retornar aos municípios de origem. Só em 2014, a prefeitura custeou 200 passagens para o retorno de indígenas.
Ação do Psol no STF pode fazer preço dos alimentos subir ainda mais
Aluno expulso do curso de Direito da USP se pronuncia: “perseguição política”
“Pena Justa”: as polêmicas do programa de segurança do governo federal. Ouça o 15 Minutos
“Algoritmos são direcionados ideologicamente para doutrinar pessoas”, diz Moraes em aula na USP
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora