• Carregando...
Inspirados em hábito comum em outros lugares do mundo, casais colocam cadeados em ponte do Parque Barigui | Divulgação / Valdecir Galor
Inspirados em hábito comum em outros lugares do mundo, casais colocam cadeados em ponte do Parque Barigui| Foto: Divulgação / Valdecir Galor
  • Apaixonados acreditam que colocação de cadeado é um pacto
  • Costume começou há poucos dias e ainda há número pequeno de cadeados na ponte do Parque Barigui
Veja também

    Oficialmente o mês dos namorados, em junho, já passou. Mas os casais que passeiam pelo Parque Barigui arranjaram uma forma de não deixar todos os outros meses do ano passarem em branco. Assim como já ocorre em outros lugares do mundo, apaixonados passaram recentemente a utilizar uma ponte para colocar cadeados. O símbolo demonstra que a relação estaria selada por uma tranca sem possibilidade de abertura, já que, pela tradição, a chave é jogada fora.

    A Prefeitura de Curitiba informou, via assessoria de imprensa, que não se trata de uma ação estimulada pelo órgão. A colocação dos cadeados foi espontânea, ou seja, partiu dos próprios frequentadores do parque. Há ainda cerca de 10 dispositivos trancados na grade da ponte que fica mais próxima a saída da BR-277. Mas, se a tradição seguir como em outros países, o local pode ficar abarrotado de cadeados.

    Em Paris, na França, está o monumento que talvez seja o mais famoso a abrigar cadeados trancados por namorados. A Pont des Arts, ou Passerelle des Arts, é uma construção destinada à circulação de pedestres que passa sobre o Rio Sena. De tantos cadeados colocados no local, a grade da ponte na qual são colocados os objetos metálicos chegou a cair. A circulação foi interrompida por um fim de semana, no último mês de junho, para que um reforço pudesse ser feito na estrutura.

    Sobre esse assunto, a prefeitura garante que ainda não há risco de problemas estruturais por causa dos cadeados, afinal ainda são poucos. Mas caso a celebração do amor entre os casais que passeiam pelo Parque Barigui vire uma tradição, é possível que um reforço precise ser feito no local. Por enquanto a única "mudança" no local, conforme a prefeitura, é a curiosidade gerada em algumas pessoas que passam pela ponte e tentam desvendar quem são os donos do pacto simbolizado pelo cadeado.

    0 COMENTÁRIO(S)
    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros

    Máximo de 700 caracteres [0]