Casais com uma ou duas pessoas com deficiência têm a chance de formalizar sua união por meio de um casamento coletivo programado para o dia 5 de dezembro, no Centro de Educação Permanente do Parque Barigui, em Curitiba. No evento, haverá uma bênção ecumênica. Os interessados devem se inscrever até o dia 19 de outubro, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência.
Informações
Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência: (41) 3363-5236
Programa Justiça no Bairro: (41) 3200-280
Todos os CRAS da prefeitura de Curitiba: confira a lista clicando aqui.
Segundo a psicóloga da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e uma das coordenadoras da ação, Denise Moraes, no ato da inscrição é necessária apresentar original da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento com averbação do divórcio, comprovante de renda de até três salários mínimos por pessoa, comprovante de endereço e laudo médico comprovando a deficiência.
“Apesar do casamento ser só em dezembro, o prazo da inscrição encerra antes porque há o processo de validação do laudo da pessoa com deficiência. Depois do laudo, a documentação segue para os cartórios, onde há todo um trâmite próprio”, explica Denise. Ela lembra que a ação é voltada à população com deficiência e vulnerável economicamente.
O casamento coletivo é organizado pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da prefeitura de Curitiba; pelo Poder Judiciário e pelo programa Justiça no Bairro, dos cartórios de Registro Civil de Curitiba.
Em 2014, um casamento coletivo na Arena da Baixada, estádio do Atlético, no Água Verde, reuniu 800 casais.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião